Tenho vários arquivos de arte e há muito tempo queria publicar informações sobre o artista plástico Marcelo Barnero. Muitas vezes observo a arte de diversos artistas e antes de tecer algum comentário, tento avaliar a obra no contexto que ela se insere, no sentido de não banalisar, acertar o olhar e ter uma coerência sobre a linguagem do artista.
Marcelo Barnero cria imagens de um mundo onírico e vejo a sua obra inserida por um diálogo bastante expressivo.
Seu desenhos transmitem com detalhes sua maneira de se relacionar com a natureza e o mundo que o cerca. Barnero, como é conhecido por seus amigos, é dessas figuras que conseguem traduzir um desenho delicado e nos deixa cativados pelas cores e linhas de sua composição.
Influenciado pela arte de rua, ele é paulista, vive em Florianópolis em contato com a natureza e conectado com o mundo. Conheci-o através do artista grafiteiro Paulo Gouvea, no projeto TOY ART que desenvolvemos em 2009 com a jornalista Fernanda Lago e o empresário e Dj Marco Madrys.
Ao olhar o trabalho de Barnero voce sente algo de uma poesia e um encantamento, pois ele tem um diálogo de ilustração muito rico e generoso. É como se estívéssemos observando um livro de lindas gravuras. Suas imagens muitas vezes causa-nos uma emoção pela expressão delicada da forma, do traço e da cor. Sua pintura é iluminada, rica, criativa, natural e expontânea. A expressão de seu trabalho tem uma filosofia de quem está atento a vida que o cerca, repleta de emoções de seu cotidiano.
A sensação que tenho ao ver o talento de Barnero, é que ele expresa extrema sensibilidade e deixa isto transparecer na maneira como ele concretiza sua obra.
É como se ele fosse um menino brincando com seus desenhos, criando registros, fragmentos da natureza e ilustrando sensivelmente um mundo mais feliz. Seu olhar é direto e objetivo, fazendo um universo rico, construindo com prazer e detalhes uma obra muito especial e particular.
Sua pintura tem uma subjetividade, carregada de luz própria e apresenta extrema sutileza de composição. Desde que conheci sua pintura, observei que ele executa tudo com extrema dedicação, dando-nos a impressão que está tecendo uma tapeçaria, fazendo uma trama de cores, como um bordado de extremo preciosismo. Há nas entrelinhas, um cuidado e um diálogo com uma mensagem, como se ele estivesse gravando algo para não se perder de sua memória.
Marcelo Barnero é primoroso e nos presentea uma ilustração fragmentada, colorida e ao mesmo tempo carregada de poesia e filosofia.
Designer gráfico e ex-skatista profissional, (ele foi um dos skatistas do movimento street skate) faz de seu cotidiano a vibração de sua arte.
Usando tinta acrílica sobre papel e canvas, Barnero também customiza shapes de skate, calçados (tenis), pranchas de surf e objetos em geral.
Voce percebe que ele tem uma iconografia inspirada em referências latinas, onde a flora e a fauna estão explícitas em suas belas imagens. Barnero é vidrado em fazer passeios em trilhas, montanhismo e pratica esporte de aventura, como o mountain bike. E é óbvio que isto influencia diretamente a sua pintura.
Ele já trabalhou com arte gráfica nos anos 80 e 90, talvez por isso assimila muito bem uma linguagem rebuscada de síntese. Sua obra é pensada, calculada e se dilui como um sonho criativo.
Marcelo Barnero faz também intervenções urbanas ligadas ao grafitti e já participou de várias exposições, envolvendo a street art, além de executar diversos trabalhos para a marca Adidas na cidade de São Paulo.
Olhar o trabalho deste artista é fazer um voo mágico e pensar que a vida é sempre bela e cheia de esperança e Barnero expressa isso através da ''good vibration'' de sua arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário