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quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dom Pérignon e Andy Warhol


Andy Warhol (1928/1987) foi o grande precursor do movimento pop art  e introduziu o conceito da imagem agregada ao valor artístico,  sendo  inovador de um novo pensamento sobre a arte. Ele criou  imagens que se tornaram ícones, como as pinturas em silkscreen de Marilyn Monroe , Elvis Presley, Elisabeth Taylor, Grace Jones e outras celebridades, além daquelas ligadas a produtos como é o caso das  sopas Campbell.
Ele transgrediu a arte comercial e inspirou  outros  artistas do movimento Pop Art , como Jasper Johns e Robert Rauschenberg. Ele chocou e  ofendeu alguns intelectuais da arte, por ter um ponto de vista alternativo dizendo que '' a arte não tem necessariamente que transmitir emoções íntimas.'' 
Warhol turvou as linhas entre o mercantilismo e a arte, e seus métodos de assinatura do silk-screen destronou o conceito de que  arte é singular e raro. Ele fez com que a arte fosse reproduzida como uma metáfora dos tempos modernos.
Andy Warhol foi  ''le enfant terrible''' quando se tratava de criar arte, pois ele devolvia ao consumo aquilo que ele  mesmo absorvia e também consumia de  nossa cultura. Mas  na vida real, enquanto ele não criava, adorava circular em festas. 
Warhol foi um provedor freqüente do lendário Studio 54 (New York)  a célebre discoteca dos anos  70. E  ele mencionou uma vez,  que uma das  melhores coisas na vida, era beber  a champagne Dom Pérignon com seus amigos na famosa discoteca.
Uma das histórias favoritas de Warhol sobre  a champagne Dom Pérignon , foi quando ele e seus amigos fundaram o "2000 Club'', que era um grupo de 20 pessoas  que  se uniram  para comprar 2.000 garrafas de Dom Pérignon, para beberem  na comemoração do milênio. Para eles, a idéia era ter muita bebida estocada para se embriagar  ao longo dos primeiros anos na entrada do século. Infelizmente, Warhol não estaria mais vivo até lá.
Assim, como um tributo a um dos artistas mais influentes de nossa cultura, a Dom Pérignon aliou-se com a ''Andy Warhol Foundation'' e juntos com Laboratório de Design na Escola Central St. Martin's de Arte e Design, reinterpretaram  a garrafa de Dom Pérignon. O design da garrafa permaneceu  como a original , porém ela vem  embalada em uma caixa forrada com uma seda e seu rótulo, foi apresentado em  três cores: vermelho, azul e amarelo. A coleção é limitada  e está  disponível desde outubro deste ano em lojas especializadas. A idéia da embalagem é referenciar as cores usadas no processo de reprodução das imagens de Warhol.  Veja o vídeo imagem da campanha no clima pop art  que está postado aqui e divirta-se.



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