Em arte há caminhos de linguagens muito parecidos e aposto que voce jamais imaginaria que a arte urbana do Leste Europeu, poderia parecer com a arte feita aqui no Brasil. Pois andei vendo a obra da dupla de grafiteiros ''Interesni Kazki '' (kiev-Ucrânia) e achei muito parecida com o trabalho dos grafiteiros brasileiros ''Os Gemêos''. Toda a história do leste europeu, com a questão do pós-guerra fria e uma série de acontecimentos estão impregnados na linguagem da pintura mural do Interesni Kazki.
Os ucranianos Aleksei Bordusov e Wladimir Manzhos que formam o ''Interesni Kazki'', tem um trabalho que pode lembrar também a pintura alegórica do universo fantástico, de Hieronymus Bosch (pintor medieval). Eles utilizam elementos pictóricos e códigos extremamente surrealistas.
A dupla iniciou seus trabalhos em parceria no ano de 2004, quando a identidade do trabalho de ambos já estava bem definida. O significado do nome em português é “contos interessantes” e resume bem toda a narrativa e linguagem criadas pela dupla de artistas.
O ''Interesni Kazki '' é especialista em criar grandes murais, tendo o grafite como um diálogo permanente em sua obra, estabelecendo uma leitura de imagens mágicas e um universo onírico de interpretações.
É interessante ver a pintura deles em lugares inusitados, onde é perceptível um movimento muito parecido ao do muralismo sul americano, o qual consiste em fazer murais de cunho político nas paredes das cidades e em prédios públicos. A trajetória do ''Interesni Kazki '' também transita pelo universo das galerias com exposições em alguns lugares do mundo. Na internet há algumas informações sobre eles e imagens de seus trabalhos, que vão desde a pintura mural à pinturas em telas com desenhos primorosos, bem como trabalhos de design gráfico.
Vendo as pinturas da dupla, voce percebe a influência de símbolos e códigos como citei, muito similares ao trabalho dos brasileiros ''Os Gêmeos'' e outros artistas da cena mundial, como o italiano Blu, o argentino Gualicho e o grande mestre do surrealismo Salvador Dali.
Veja mais em http://www.interesnikazki.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário