Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

O design dinamarquês e sua influência na forma


Muitas  vezes um design tem uma bela estória na construção de um móvel. Andei pesquisando algumas informações e  resolvi colocá-las aqui no blog,  no sentido de elucidar  um pouco do que está por trás de um objeto. No caso aqui é a ''cadeira egg'.'
Com o fim da II Guerra Mundial o sentimento comum era de necessidade de renovação. A Europa devastada sofria as conseqüências da guerra. E os europeus estavam interessados em novos produtos, que não lembrassem os rebuscados ideais burgueses do período anterior. E estes novos produtos pudessem ser produzidos em série e que de certa maneira ainda fossem  baratos.
A Dinamarca nunca foi particularmente rica ou marcada por diferenças de classes. E a política social democrata, apoiou sempre uma produção em pequena escala. Assim  neste contexto, os artesãos  acabaram se  tornando designers e educadores, apontando para valores como disciplina e seriedade.  E tudo que é utilitário pode ter  bom gosto, o que para eles traduz modéstia.
O  design dinamarquês foi desenvolvido a partir do artesanato local, em uma produção organizada e visando um mercado consumidor internacional. 
Assim,  vários móveis e utilitários dinamarqueses se tornaram ícones do design, dentre ele as ''cadeiras eggs'' que foram criadas pelo arquiteto e designer  Arne Jacobsen nos anos 50.  Atualmente elas continuam atuais e são encontradas no mercado em várias versões de padronagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário