Páginas

sábado, 6 de novembro de 2010

Franco Grignani e a inquietante visão gráfica

Franco Grignani (1908-1999)  foi um designer italaino, pintor e arquiteto que desenvolveu um trabalho o qual considero um dos mais importantes no mundo das artes gráficas. Sempre me impressionou a forma como ele idealizava sua geometria de imagem e há muito tempo, eu queria publicar sobre ele aqui no blog. Franco se formou em Arquitetura e foi um dos primeiros artistas que se envolveu com a arte do movimento futurista como a abstração e a geometria na construção de imagens. Franco Grignani foi um inquietante artista, estigmatizou estilo e profundidade na concepção de seus trabalhos. Eu gosto demais da maneira como ele apresenta sua linguagem que continua moderna até nossos dias.
Franco  desenvolveu desde cedo  um interesse na visão ótica, na  pesquisa analítica, não apenas através de meios pictóricos, mas também da fotografia. Franco Grignani fez vários  estudos dos processos perceptivos e  experiências com fotogramas, fotomontagens, sobreposições e desenhos, baseados em teorias da percepção, em particular na psicologia da forma.
Ele passa por  um longo período de experimentação com  a "forma virtual" e era um visionário, pois já idealizava e estudava sistemas digitais na formatação da arte gráfica. Toda a síntese de rotações, torções, deformação, progressão, aceleração, dinâmica, emoção e memória eram referências de seus estudos.
Em 1972, ele participou da Bienal de Veneza e  criou uma obra sobre a percepção gráfica . Franco Grignani fez inúmeras exposições pelo mundo e participou na primeira conferência sobre comunicação humana, chamada de  Visão 65. Seus trabalhos são preservados em alguns dos mais importantes museus internacionais como o MOMA em Nova York, o Stedelijk Museum em Amesterdam, o Victoria  Albert Museum, em Londres e o Museu de Arte Moderna , em Varsóvia. A sua consagração internacional veio pela  sua brilhante produção no design gráfico que de certa maneira criou escola. 
Ele desenvolveu imagens gráficas inovadoras e apresentava de maneira sofisticada um produto pela composição de cores e pela maneira de alinhar geométricamente letras, transparências e formas em movimento.  Eu gosto muito das imagens de  ''optical art'' que ele criou e que consequentemente já foram evidenciadas na arquitetura e no mundo da moda.
Estão aqui  posts de seus trabalhos que evidenciam um pouco do seu universo.
Veja mais em http://www.franco-grignani.org/
 














Um comentário: